Os moradores da cidade de Cedro, no Sertão de Pernambuco, já estão sendo beneficiados com a obra de ampliação do sistema de abastecimento d’água, executado pela Compesa. Com o novo sistema, foi possível aumentar em mais de 200% a produção de água do município, que passou de 30 m³/h para 100 m³/h.
A obra, orçada em R$ 2 milhões, permitiu o fim do rodízio na cidade, que antes recebia água todos os dias por um período de apenas 2h. Segundo o gerente regional do Sertão Central, Januário Nunes, toda a parte estrutural da obra já foi finalizada, faltando apenas a montagem dos equipamentos que vão garantir a modernização do sistema. “Enquanto não concluímos esta etapa de automação, estamos trabalhando com o sistema manual, mas já conseguimos abastecer as casas satisfatoriamente, 24h por dia”, afirmou Nunes.
Além da implantação da captação de dois poços tubulares, instalados no Sítio Batedor, de onde a água é encaminhada por uma estação elevatória para um reservatório elevado, o projeto contemplou a instalação de 11 quilômetros de adutoras, além da construção de uma nova estação elevatória, da reforma do reservatório elevado e da infraestrutura elétrica para suprir esses equipamentos.
A obra, iniciada em junho de 2013, já beneficia uma população de mais de 10 mil habitantes.
Imprensa Compesa