segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ex-senador Roberto Freire e ex-apresentadora Soninha Francine não se reelegem

A ex-vereadora Soninha Francine (PPS) obteve 29.289 (0,14%) dos votos dos paulistas neste domingo 5, quantidade insuficiente para se eleger deputada federal.
Soninha chegou a ter a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa, mas em recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conseguiu liberação para se candidatar. Ela ficou apenas na 140ª posição em um ranking de 70 deputados eleitos no estado.
Freire - O presidente de seu partido, deputado federal Roberto Freire, não foi reeleito deputado federal. Ele obteve 62.823 (0,29%) dos votos, ficando na 91ª posição e, portanto, perdendo o cargo de congressista a partir de 2015.
Como presidente partidário nacional, controla a máquina partidária, define quem pode ou não ser candidato por seus partidos e dá  aval para alianças locais e nacionais, mas não conseguiram se eleger como deputados federais. Presidentes de quatro partidos que disputaram uma vaga para a Câmara, no domingo 5, não conseguiram votos suficientes para ocupar o posto.

O presidente do PPS, Roberto Freire, não foi reeleito. Ele não ficou entre os 70 deputados eleitos por São Paulo neste domingo. Freire obteve 62.823 votos, atingindo a 91ª posição no Estado. O PPS elegeu dez deputados nestas eleições, dois parlamentares a menos que em 2010. Apesar disso, após perder correligionários para outras legendas ao longo da legislatura atual, o PPS cresce em relação aos seis deputados que permaneceram na legenda. Presidentes de partidos como PEN e PROS também não se elegeram.

Com informações do Diario de Pernambuco, Agência Estado e Brasil 247