“A gente vai para o jogo e os ônibus que nos servem no dia a dia não podem circular por conta da violência dos torcedores. É muito válido todo esse movimento que o projeto Aprendendo a Torcer faz. Precisamos aprender a ter respeito”, completou. Télia Virgínia Moura, diretora da Escola Estadual Regueira Costa, também visitada pelo projeto na última terça (30), ratificou a importância do projeto. “Foi muito importante esse projeto vir aqui. Porque vocês (os alunos) já vão aos estádios com os seus pais. E amanhã começarão a ir sozinhos. É bom que projetos como esse mostrem como fica feia a violência olhada do lado de fora. Devemos sempre que possível repudiar esse tipo de atitude. A paz sempre deve reinar”.
A palavra de paz do projeto também encontra apoio nos pequenos estudantes. Como é o caso de Yasmin Santana, 11 anos, que levou a mensagem ouvida na escola para dentro de casa. “Eu tinha uma professora que o irmão gostava muito do Santa Cruz. Aí, um dia o time perdeu. Ele sofreu muita violência e morreu do coração. Eu não queria que isso acontecesse com minha família, porque cada um torce para um time diferente. Aí eu criei um lema para que ninguém brigasse por isso. Nós somos todos iguais. Como minha escola está fazendo essa corrente do bem, já estou motivando meus amigos e minha família. Se a gente respeitar o outro, eles também vão nos respeitar”.
O Aprendendo a Torcer leva mensagens de paz nos estádios a alunos de 8 a 16 anos, através do teatro, da música e da dança. O projeto conta com a apresentação de uma esquete pela Cia. As de Teatro e do duelo de hip hop dos MCs Gênio e Long, além da discotecagem do DJ Biggy. A apresentação é toda inspirada nas cartilhas idealizadas por Marcelo Cavalcante e ilustrada pelo cartunista Humberto Araújo. No espetáculo, os estudantes dão cartão vermelho aos torcedores que brigam devido a um jogo de futebol.
O Aprendendo a Torcer vai estar no estádio do Arruda, no próximo dia 18, durante partida entre Santa Cruz (PE) x Vasco da Gama (RJ), pelo Campeonato Brasileiro da Série B; na Arena Pernambuco, no dia 08 de novembro, no clássico entre Náutico (PE) e Santa Cruz (PE), também pelo Campeonato Brasileiro da Série B; e no dia 07 de dezembro, no Campeonato Brasileiro da série A, no jogo entre o Sport (PE) e o São Paulo (SP), na Ilha do Retiro.
Serviço:
* Escola Liceu de Artes e Ofícios
* Escola Liceu de Artes e Ofícios
Av Oliveira Lima, 824 Boa Vista (Recife)
Fone: 21194112
Faixa etária:
Manhã: 10 a 16 anos
Tarde: 15 a 17 anos
Espaço interno: pátio interno
Horários: 10h30 e 16h
* Escola Municipal Pedro Augusto
Rua Barão de São Borja, 279, Soledade (Recife) fone 33554166
Secretária: Adjane
Faixa Etária: 11 a 15 anos (integral)
Horário das aulas: 07h30 as 16h20 – 12h almoço
Horário: 12h45
Espaço no local: quadra coberta.
Secretaria de Esportes de Pernambuco