segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Três línguas são reconhecidas como Referência Cultural Brasileira

 Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (CT-INDL) aprovou, nesta semana, a inclusão das línguas Asurini do Trocará, Guarani Mbya e Talian no INDL. A comissão é formada por representantes do Ministério da Cultura, do Planejamento, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação e da Justiça. 
O INDL é um instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas portadoras de referência à identidade e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. O objetivo é contribuir na promoção da diversidade linguística no Brasil, apoiando iniciativas de preservação promovidas pelas comunidades linguísticas. 
As três línguas incluídas no INDL foram inventariadas por meio de projetos-piloto apoiados pelo Iphan e que foram executados entre 2008 e 2011. O Asurini e o Guarani Mbya são, segundo a classificação de especialistas, línguas indígenas do troco Tupi, família Tupi-Guarani. Já o Talian é falado por expressivo contingente de descendentes de imigrantes italianos, sobretudo nos estados do sul do Brasil. 
A cerimônia oficial de certificação dessas línguas, que será conduzida pela Ministra da Cultura Marta Suplicy, ocorrerá no Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 17 e 20 de novembro de 2014.
Imprensa IPHAN