Uma suspeita de bomba fechou por cerca de uma hora o terceiro andar do Terminal Dois do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, na madrugada desta segunda-feira. A operação aconteceu após uma mala abandonada ter sido encontrada no saguão de embarque. O Esquadrão Antibomba foi acionado. Os agentes retiraram a bagagem do interior do terminal e a detonaram do lado de fora. Na mala, não havia explosivos. O material foi retirado pela Polícia Civil, e o registro da ocorrência foi feito na delegacia do aeroporto. Não houve tumulto, segundo testemunhas.
O bloqueio do acesso ao terminal dois, que não chegou a ser esvaziado, aconteceu por volta de 1h, de acordo com a concessionária que administra o aeroporto. Até as 1h55m, ninguém podia entrar ou sair do local. A baiana Edizana Barboza, de 27 anos, estava dormindo, quando a operação aconteceu. De acordo com ela, não houve pânico, já que havia poucas pessoas circulando por ali.
— Tudo aconteceu muito rápido. Colocaram uma fita isolando a área, e fui para a outra extremidade do terminal. Ninguém podia sair. Então, vi um policial puxando a mala por uma cordinha. Depois, ouvi o barulho da detonação — relata Edizana, que aguardava o seu voo para Montevidéu, onde mora — Tive uma ideia do que estava acontecendo porque cheguei a escutar uma conversa de dois funcionários.
Durante o bloqueio, Joanita Carneiro, de 60 anos, tentou acessar o terceiro andar do terminal. Com voo marcado para São Paulo, ela utilizou o elevador com duas parentes, mas elas foram impedidas de desembarcar e retornaram. Joanita afirma que ficou assustada apenas quando escutou o ruído da detonação, já que, antes, informaram para ela que aquilo se tratava de um "teste".
— Não me deixaram subir para o terceiro andar. Me disseram que era um teste, mas fiquei assustada depois que escutei o barulho da explosão — conta ela, cujo voo também não atrasou — Acredito que eles não falaram o que estava acontecendo para que as pessoas não ficassem apavoradas. Imagina se isso acontece com o terminal cheio! — opina.
A concessionária informou que, apesar de o teminal ter sido fechado, não houve atrasos em voos. Por volta das 2h45m desta segunda-feira, o clima estava tranquilo no terminal e já não havia qualquer bloqueio de acesso para os passageiros.
Jornal O Globo