quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Papa aumenta comissão que investiga pedofilia

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (10) o monsenhor Robert Oliver para ser secretário-geral da Comissão para Proteção de Menores. Oliver deixa o cargo de Promotor da Justiça da Congregação da Doutrina da Fé. Ele será substituído pelo monsenhor Robert Geisinger.
    Com a instituição da figura de um secretário-geral para a Comissão, criada pelo próprio Pontífice para combater o crime dentro do clero católico, se reforça sempre mais o combate de Jorge Bergoglio ao problema. A nomeação também reforça o que o arcebispo de Boston, Sean Patrick O'Malley, comentou sobre a criação do grupo que ele lidera. Na época, o Papa desejava que a Comissão fosse autônoma, independente e não fosse associada a nenhum dicastério católico e já na época da criação do grupo, em março, ele queria ampliar o número de membros da equipe.
    Oliver se juntará aos outros seis membros, além de O'Malley, a irlandesa Marie Collins, que foi vítima do abuso sexual, a inglesa Sheila Hollins, especialista em psiquiatria, o jurista italiano Claudio Papale, a ex-premier polonesa e ex-embaixadora na Santa Sé Hanna Suchocka, o jesuíta argentino Humberto Miguel Yanez, o teólogo da Universidade Gregoriana e jesuíta alemão Hans Zollner. 
Jornal do Brasil