terça-feira, 2 de setembro de 2014

Exposição de Répteis no Paço Alfândega


A partir do dia 03 de setembro o Paço Alfândega vai virar habitat para cobras e tartarugas, brasileiras e exóticas. A praça central do mall receberá o projeto “Mundo dos Répteis”, que trará, entre outras coisas, mais de 19 espécies de serpentes (originárias do Brasil, EUA, África, Austrália e Ásia) com visita guiada por monitor e duração aproximada de uma hora. 
O Projeto “Mundo dos Répteis” é voltado para Educação Ambiental e é desenvolvido pelo Centro Operacional Brasileiro de Répteis, Anfíbios e Aracnídeos – COBRA, através de uma aula-espetáculo com répteis vivos da fauna brasileira e de outras regiões do mundo. Também faz parte deste projeto o mini museu “Mundo dos Répteis”, que possui: esqueletos e peles; cascos de tartarugas; guizos; ovos; peças em epóxi e animais conservados em álcool, como lagartos e serpentes peçonhentas. 
Na exposição será possível conhecer uma Piton-reticulada de 6m de comprimento, mas que por ser a espécie que pode ficar maior em todo o mundo chega até 11m de comprimento. Outro animal bem interessante é a tartaruga-alligator que é a maior tartaruga de água doce do mundo e preserva características de animais pré-históricos com aparência semelhante a uma pedra. Já a cobra-rei-da-califórnia alimenta-se de pequenos mamíferos e aves, mas pode se alimentar de outras serpentes inclusive as peçonhentas. 
“Costumamos trazer para o Paço Alfândega ações que possam proporcionar momentos de lazer e conhecimento aos nossos visitantes. A exposição é uma ótima oportunidade para crianças e adultos desvendarem um pouco mais o mundo animal”, comenta Helio Azevedo, superintendente.  
Pensando na inclusão social e respeitando as diferenças de cada sujeito: o “Mundo dos Répteis” possui placas em Braille, com os nomes dos animais; peças que poderão ser manuseadas, como: esqueleto, peles, ovos; e ainda será possível tocar no animal vivo (essa atividade só ocorrerá se o biólogo achar pertinente). 
É possível agendar visitas para grupos. Serão disponibilizados os horários de segunda à sexta, das 10h às18h, para as visitas agendadas através dos telefones 9232-3313 ou 8833-8420 (falar com Luciana Rameh) ou pelo email lu.rameh@yahoo.com.br. A visita monitorada tem a duração de, aproximadamente, uma hora e cada monitor será responsável por acompanhar um grupo de, no máximo, 25 pessoas (após 30 min da entrada do primeiro grupo com 25 pessoas, entrará o segundo).  
A exposição, que terá início dia 03 de setembro ficará no Paço até 12 de outubro no mesmo horário de funcionamento do centro de compras: das 10h às 22h de segunda a sábado e aos domingos e feriados das 12h às 21h. A entrada custa R$20 (inteira) e R$10 (meia).  
Para saber mais sobre as atrações e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br