sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cientista indiano de 50 anos garante que criou o e-mail aos 14

Um cientista nascido na Índia está travando uma campanha para o reconhecimento como o "inventor do e-mail".  Shiva Ayyadurai, um cientista de 50 anos, naturalizado norte-americano, publicou um livro de reclamações desafiadoras onde afirma  que o programador de computador americano Ray Tomlinson não inventou e-mail como conhecemos hoje. 

Segundo Ayyadurai, a criação de Tomlinson, em 1971, era uma forma primitiva de mensagens de texto, enquanto ele tinha inventado aquilo que conhecemos como e-mail, em 1978, quando ele era um menino de 14 anos de idade, ajudando a escola dental Newark, onde sua mãe trabalhava. 

Suas afirmações causaram indignação em todo o mundo de TI, mas ele tem pessoas influentes ao seu lado, como o guru Deepak Chopra, e o novo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que posou para fotos com ele. O premier indiano acredita que muitas invenções ocidentais, incluindo aeronaves, foram realmente descobertos por cientistas indianos milhares de anos antes. 

Sr. Ayyadurai, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mesmo pleiteando direitos autorais, o não pôde patenteá-lo em 1982, porque, diz ele, não havia software patente naquele momento. Sua criação, no entanto, foi um sistema de correio intranet com uma caixa de entrada e foi chamado de 'email'.

The Telegraph - Inglaterra