segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Chuvas no grande Recife derrubam muros e árvores

As chuvas da noite do domingo (7) e madrugada e manhã desta segunda (8) deixaram o Recifee Região Metropolitana com diversos pontos de alagamento. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou, através de um monitoramento parcial, que choveu 57% do que era previsto para o mês de setembro no Recife. O monitoramento é feito das 21h do domingo até as 6h da segunda. A chuva combinada com os fortes ventos no litoral deixou sem energia trechos das praias de Gaibu e Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho.

Segundo informações da Celpe, um coqueiro caiu por cima da rede elétrica e afetou a linha de transmissão local. Os moradores informaram que desde as 19h30 do domingo a área está sem energia. Ainda conforme a Celpe, uma equipe já trabalha no local, mas ainda não há previsão de quando a energia será reestabelecida.
Árvore caiu sobre cozinha de casa em Olinda (Foto: Edmar Melo/JC Imagem/Estadão Conteúdo)Árvore caiu sobre cozinha de casa em Olinda
(Foto: Edmar Melo/JC Imagem/Estadão Conteúdo)
Na noite do domingo (7), o Corpo de Bombeiros registrou duas árvores caídas em cima de duas casas no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. Uma mulher teve ferimentos leves, mas não precisou ser levada para o hospital. O local onde as árvores desabaram fica na Rua Araci, perto do terminal de ônibus da região. Uma equipe dos bombeiros deve iniciar o corte das árvores na manhã desta segunda, a partir das 08h30.

Em uma das casas, cozinha e sala foram atingidas – o telhado desabou todo. Moradores tentam salvar objetos de dentro da casa desde o incidente. A costureira Elineide da Silva colocou tudo o que pôde na calçada. Ela estava assistindo televisão na hora em que a árvore caiu e teve a perna ferida. Na outra casa atingida, o telhado caiu e a raiz de uma das árvores ficou exposta.

Em Paulista, uma barreira deslizou durante a tarde do domingo. O muro de uma casa caiu e atingiu o quarto e a cozinha da residência. Duas pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de seis anos. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu. O pai da criança, de 45 anos, também ficou ferido e foi levado para o Hospital Miguel Arraes, de onde já recebeu alta. Não há informações sobre o estado de saúde da criança. Uma equipe da Defesa Civil deve ir ao local na manhã desta segunda para avaliar a situação das outras casas.

A Defesa Civil do Recife informou que não teve nenhuma ocorrência grave na capital desde a noite do domingo. Durante a manhã,
 as chuvas haviam derrubado uma árvore na Rua do Sossego, no bairro da Boa Vista, Centro da cidade. Ela caiu por volta das 10h, em cima de alguns fios da rede elétrica, mas ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida. O trânsito ficou interditado na rua e parte do bairro ficou sem energia elétrica.A Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes registrou um deslizamento de barreira na Avenida Gregório de Matos Guerra, no Ibura. Como a barreira deslizou para a avenida, ninguém ficou ferido, de acordo com a Defesa Civil. Também não foi registrado ninguém ferido com o desabamento de um muro de arrimo, na Rua Primeiro Alto Dr. Júlio de Lima, no bairro de Sucupira. Além dos casos, a Defesa Civil registrou pedidos de reposição de lona. Ainda em Jaboatão, o plantão do Corpo de Bombeiros registrou uma queda de muro de arrimo na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro de Cavaleiro. Ninguém ficou ferido.
Portal G1