Com relação à manifestação ocorrida nas imediações da Secretaria de Defesa Social, esclarecemos que foram adotadas todas as providências necessárias, para que o símbolo da Segurança Pública Estadual não fosse atacado.
Assim foram realizadas algumas incursões pelo policiamento ostensivo no sentido de verificar se algum manifestante estava portando material ilegal e como medida preventiva alguns objetos que poderiam causar dano à pessoa ou ao patrimônio foi apreendido.
Todos os deslocamentos dos manifestantes foram acompanhados pelo policiamento ostensivo da PMPE, não sendo verificado atos de violência contra pessoas ou patrimônio público e privado.
As interdições ocorridas durante o trajeto da manifestação pela Avenida Cruz Cabugá também foi acompanhada pelo Corpo de Bombeiros Militar, pela CTTU e pela Guarda Municipal.
Como o movimento foi pacífico e o uso das máscaras retratou a irreverência por parte dos manifestantes, que em sua maioria usaram máscaras de carnaval, a Secretaria de Defesa Social não interviu.
A SDS informa que juntamente com outros Órgãos Governamentais e poderes do Estado, está elaborando protocolos disciplinando as manifestações públicas, a exemplo do que ocorre em países do primeiro mundo.
Por fim, a Secretaria reitera a sua disposição de tudo fazer para que a ordem pública seja preservada e coloca-se a disposição para apoiar o Estado nas negociações com os manifestantes, diante das demandas apresentadas.
Centro Integrado de Comunicação da SDS