O animador e produtor britânico John David Wilson, famoso pelos filmes Grease Nos Tempos da Brilhantina” e A Dama e o Vagabundo, morreu aos 93 anos, disse sua esposa à agência inglesa Reuters nesta quarta-feira.
Wilson fez uma longa carreira na Disney, trabalhando com personagens amados pelo público, como Mickey, Pateta e Pato Donald. Ele também animou a sequência de abertura do musical colegial Grease (1978).
Veterano da Segunda Guerra Mundial, Wilson aperfeiçoou seu talento como animador na época em que se recuperava de ferimentos sofridos durante combate na África com a Brigada do Rifle de Londres.
Depois do conflito, ele entrou para o departamento de arte do estúdio Pinewood, onde trabalhou em filmes como “Grandes Esperanças” e O Ladrão de Bagdá. Passou por outro estúdio antes de emigrar para os Estados Unidos e ser contratado pela Disney, em 1950.
Cinco anos depois, envolveu-se no romance canino A Dama e o Vagabundo. Atuou também em projetos de outros estúdios, como Mr. Magoo, da UPA, e Os Flintstones, de Hanna-Barbera.
Sofria do mal de Alzheimer nos últimos anos e morreu em 20 de junho, em Blackpool, na Inglaterra, segundo sua mulher.
Correio do Brasil