O submarino Tikuna atracou no porto de Recife após dezoito dias de mar, realizando exercícios de qualificação de futuros Comandantes de submarino e de operações navais com a Fragata Liberal, Corveta Barroso, Navio-Tanque Marajó, além de aeronave de patrulha marítima P-3AM, da Força Aérea Brasileira.
O submarino Tikuna é o quarto submarino construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e incorporou diversas inovações tecnológicas, concebidas por engenheiros Brasileiros. Incorporado à Esquadra brasileira em dezembro de 2005, constituiu uma nova classe de submarino, mais moderno e silencioso. É um submarino convencional, de propulsão diesel elétrica, com 62 m de comprimento e deslocamento submerso de 1586 toneladas, podendo atingir, enquanto mergulhado, velocidades superiores a 40km/h e profundidades maiores que 200m.
A estadia no porto de Recife tem por objetivo a preparação do submarino para a sua próxima jornada. No próximo dia 27 de maio, o submarino Tikuna deixará a cidade para participar da operação BRAPER ATLÂNTICO-2013, com unidades navais da Marinha do Brasil e do Peru.
Capitania dos Portos de Pernambuco