sexta-feira, 10 de maio de 2013

Poços reforçam abastecimento em Buíque


A Compesa está construindo um novo sistema de abastecimento para tirar a cidade de Buíque, distante 285 km do Recife, da situação de colapso no abastecimento. Desde que a barragem de Mulungu secou, em virtude da escassez de chuvas na região, os moradores do município passaram a depender exclusivamente de carros-pipa.
Com essa obra em andamento, o sistema de abastecimento de Buíque vai receber água a partir de três poços localizados no Vale do Catimbau, na zona rural do município. Com a produção desses poços, será recuperada uma vazão correspondente a cerca de 40% da demanda habitual da cidade, cerca de 40 m³/h. As obras estão sendo feitas em caráter emergencial e foram viabilizadas com recursos do governo do Estado. O investimento total é de R$ 2 milhões.
“Assim que estivermos trazendo água dos poços do Catimbau, vamos voltar a abastecer a cidade pela rede, afastando a dependência de carros-pipa”, destacou a superintendente do Sertão do Pajeú e Moxotó, Simone Albuquerque.
Quando houver a regularização das chuvas, a água dos poços vai servir para complementar o abastecimento para a cidade em períodos de normalidade. Dos 11 km de extensão da nova adutora, 95% já foi implantada, faltando a montagem dos poços, a construção da estação elevatória (sistema de bombeamento) e a energização do novo sistema produtor.
Imprensa Compesa