sexta-feira, 24 de maio de 2013

No Arruda, famílias desocupam prédios com rachaduras na estrutura

Famílias desocuparam, na manhã desta sexta-feira (24), dois blocos de um conjunto residencial no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, após perceberem grandes rachaduras na estrutura do prédio. O Residencial Eldorado fica na Rua da Regeneração. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para ir ao local, as rachaduras são aparentemente importantes e todos os moradores dos blocos A1 e A2 já deixaram o prédio.

De acordo com o tenente Valtermir Cruz, do Corpo de Bombeiros, os outros blocos do conjunto também serão avaliados. "A princípio, isolamos esses daqui, com risco de desabamento, mas depois vamos avaliar um a um", explicou. "O bloco A1 está bastante debilitado, com rachaduras grandes. O A2 nem tanto, mas por medidas de precaução, achamos melhor fazer o isolamento dos dois", concluiu. Os bombeiros afirmam que somente os engenheiros vão poder definir o grau de periculosidade das rachaduras.
O conjunto residencial foi construído em 1996 e tem 14 blocos, com 16 apartamentos cada, totalizando 32 desocupados. A construção é do tipo caixão. O local precisou ser isolado e uma equipe da Secretaria de Defesa Civil (Sedec) do Recife chegou ao local para avaliar os riscos. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cortou a energia dos dois blocos desocupados.
Portal G1