sexta-feira, 10 de maio de 2013

Incubatep integra o Projeto Negócios NE para melhoria de gestão das incubadoras


Doze incubadoras de cinco Estados do Nordeste, incluindo a Incubatep, vinculada ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), serão beneficiadas com o Projeto Negócios NE, cujos recursos foram captados junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O projeto será executado pelas incubadoras, reunidas numa rede, com o objetivo de melhorar processos de gestão das instituições participantes, incluindo os processos de seleção de empresas incubadas.
Serão investidos R$ 2,9 milhões, em despesas operacionais, melhoria das instalações e bolsas de pesquisa pelo CNPq. O prazo de execução é de 24 meses, devendo atingir 600 empreendedores em cinco Estados: Ceará, Rio Grande do Nordeste, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Participam do projeto como incubadoras âncora o Instituto de Tecnologia de Campina Grande (ITCG)/Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), a IncubCesar (PE), o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec-CE) e o Centro Incubador  de Empresas de Sergipe (Cise-SE). São oito as incubadoras afiliadas ao projeto: a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco, ligada ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), de Pernambuco; Incubadora Tecnológica Natal Central (INTC) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (RN); o Parque Tecnológico do NUTEC  (Partec-CE), a Associação de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (AEBT)/ Núcleo de Fomento de Negócios Inovadores (Fomenti), de Pernambuco; a Incubadora Intece, do Ceará; a Incubatic, do Ceará; a Incubatec Rural, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e o Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (Edetec), do Ceará.
Segundo a presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia, que também é diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, o projeto busca fortalecer a base de empreendimentos inovadoras no Nordeste, “que lidam com um importante desafio: transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso”.
O projeto será executado por meio de cinco etapas: realização de diagnóstico das incubadoras; implementação de encomendas e recomendações contidas na metodologia Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos); avaliação de ações realizadas; realização de eventos para apresentação de empresas a investidores; e o registro de novas práticas e consolidação na rede.
Na sexta-feira (3), foi realizada, na sede do Itep, a primeira reunião com representantes das incubadoras participantes do projeto, sob coordenação da presidente da Anprotec, para dar início às ações. No encontro, foram debatidas as condutas que serão adotadas em rede de forma cooperativa, empreendedora, incremental e orientada a resultados. Pelo Itep, participaram da reunião o presidente Frederico Montenegro; o gerente da Incubatep, Geraldo Magela; a coordenadora de campo, Cátia Freitas; e Ederson Melo.
“Este projeto Finep e outro projeto Sebrae aprovado pela Incubatep para aplicação da metodologia nacional Cerne contribuirão para a introdução de novas práticas na incubadora, de forma interativa com as demais incubadoras do NE, resultando numa melhoria de gestão e de geração de negócios na incubadora e nos empreendimentos por ela apoiados”, afirma Geraldo Magela.
ANPROTEC - Criada em 1987, a reúne cerca de 280 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. 
A trajetória da Anprotec está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Atualmente, o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco