quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ferreira Costa contribuiu com a formação de jovens Restauradores em Mobiliário


No último dia 15, o MEPE - Museu do Estado de Pernambuco realizou a formatura de 22 jovens Restauradores em Mobiliário, que já estão prontos para o mercado de trabalho. A conclusão deste curso só foi possível graças ao patrocínio da Ferreira Costa através da Lei Rouanet, pois a empresa já incentiva vários programas de incentivo à cultura e a sustentabilidade através do seu programa "Por Um Mundo Melhor".
O projeto da Oficina de Artífices Restauradores em Mobiliário Janete Costa do MEPE, tem como objetivo promover a capacitação profissional no ofício de conservação e restauração do mobiliário do acervo do Museu, através de oficinas de qualificação de nível básico no ofício da Marcenaria fina, Entalhe, Empalhamento, Estofamento, Lavradura em couro, Refinamento e Acabamento, Desenho Técnico Digital, Cooperativismo e Empreendimentos Associativistas, Desenho Técnico Tradicional, Conservação e Restauro para Mobiliário.
A turma recém-formada foi preparada durante um ano, por mestres que dominam o ofício e passaram todo conhecimento através de aulas teóricas e práticas. Estiveram presentes na solenidade, representantes de órgãos e empresas que contribuíram para realização do projeto como a Ferreira Costa, IPHAN, Ministério da Cultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco com a presença da Primeira Dama Renata Campos.
Janete Costa - A Oficina de Restauradores do Museu recebeu o nome Janete Costa, em homenagem à arquiteta pernambucana falecida em 2008, que formou-se no Rio de Janeiro e se tornou referência mundial em arquitetura. Deixou seu legado como importante divulgadora da arte popular e do artesanato brasileiro, além de ter deixado grandes contribuições nos campos da arquitetura de interiores, design expositivo e produtos. Nascida no dia 3 de junho de 1932 em Garanhuns, Janete sempre procurou, por meio de seus projetos, contemplar a inclusão social e a geração de renda.