Um grupo de 100 crianças que mora no bairro do Jardim Jordão terá no futebol um grande incentivo para escrever um novo capítulo na história da comunidade. Eles participam a partir deste sábado (25) de um projeto social desenvolvido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com direito a uma escolinha de futebol capitaneada pelo tetracampeão Ricardo Rocha. Além de patrocinar o projeto social, a companhia também entregará à comunidade o novo Campo do Flamengo, que foi totalmente urbanizado e modernizado, com a construção de uma praça que inclui um parque infantil com balanço, gangorra, mesas para jogos de damas e xadrez e área verde.
A inauguração ocorrerá neste sábado, às 9h. “A revitalização do campo foi uma ação sugerida pelo Governador Eduardo Campos quando visitou o início da construção do reservatório do Jordão e recebeu o pleito dos próprios moradores, contribuindo com uma ação social permanente”, explica o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Além da reforma física do campo e da construção da sede da escolinha de futebol, com administração, vestiário e sala de troféus, a companhia também vai providenciar os materiais de uso diário, como uniformes e bolas. A expectativa é de que a escolinha já comece com cerca de cem alunos, que foram selecionados em uma peneira com a presença dos ex-jogadores Mauro e Chiquinho. Além do critério técnico, o projeto social exige que todos os jovens estejam matriculados em escolas, aliando a educação e a possibilidade de profissionalização no esporte.
Há mais de 40 anos o futebol faz parte da realidade do bairro do Jardim Jordão, que tem o Campo do Flamengo como principal opção esportiva e de lazer. Muitos moradores descobriram a sua paixão pelo futebol no campo, a exemplo do jogador da seleção brasileira, Ricardo Rocha. Antes de ser tornar uma estrela do futebol brasileiro, ele participou de vários campeonatos amadores no local. “E foi essa identidade do craque com o Jardim Jordão que levou a Compesa a escolher o seu nome para comandar a escolinha de futebol”, esclarece Tavares.
Nos últimos anos, a Compesa tem investido em projetos sociais com o objetivo de estreitar o seu relacionamento com as comunidades e estimular o resgate da cidadania. Segundo o presidente, responsabilidade social é uma área que tem ajudado a população a enxergar a Compesa de outra forma, como uma empresa importante para a vida de todos. Para isso, a companhia criou grupos de trabalho com assistentes sociais em todas as suas gerências regionais. “No caso do Jordão, iremos ajudar os jovens a escrever uma nova história por meio do esporte, que estimula valores de sociabilidade, integração, companheirismo. Esses alunos não vão apenas aprender a jogar futebol, mas também vão ser acompanhados no âmbito escolar e familiar, uma vez que o projeto contempla a participação dos pais e diretores das escolas públicas do bairro”, afirmou Roberto Tavares.
Imprensa Compesa