Cerca de 50 pessoas participaram em Araçoiaba, na zona da mata, do IV Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e mais Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. O encontro serviu para promover um debate em torno da importância da implantação de creches municipais como um elemento importante para a conquista da autonomia das mulheres. A reunião desta equipe de gestoras ocorre mensalmente e de forma itinerante.
O encontro foi realizado no Espaço Louro Festas, no centro da cidade. Na entrada, as gestoras puderam apreciar o artesanato local, que estava exposto em barracas e também degustar comidas produzidas a partir de alimentos e sucos de alimentos aproveitados (como a casca da macaxeira, o caroço da jaca, entre outros). Dentro da programação, houve a apresentação de um coral da escola municipal e de um maracatu, com integrantes da Organização não Governamental Aldeia Infantis.
A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, comentou que foi correta a decisão de se realizar de forma itinerante as reuniões deste fórum, “desta forma podemos nos aproximar e conhecer a realidade cada um dos 18 municípios”. Está prevista uma reunião com todas as gestoras municipais de políticas para mulheres de todo o Estado anda este ano, com a presença do Governador Eduardo Campos. Já o prefeito anfitrião, Joamy Alves, elogiou a atuação da Secretaria Municipal da Mulher, que, segundo ele, vem contribuindo para a mudança socioeconômica do município, pois está desenvolvendo várias ações que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população.
PALESTRAS - Dentro da programação do evento, a Coordenadora de Formação em Gênero da Secretaria Estadual da Mulher, Ciani Neves, ministrou uma palestra sobre o tema Educação Infantil, nível de escolarização e formação sociopolítica das mulheres. Ela mostrou vários dados históricos sobre a educação infantil no País até os nossos dias. Em sua abordagem a coordenadora destacou a importância de se ter um novo olhar sobre a creche que promova o diálogo entre o contexto pedagógico e as relações de gênero, de forma que considere as necessidades das mulheres e privilegie um intercâmbio entre as políticas públicas.
Ciani Neves apresentou dados referentes a uma pesquisa realizada pelo SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e o Data Popular, e apoiada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, na qual foram entrevistadas 800 mulheres a respeito de suas necessidades, sendo a instalação de creches apontada como a mais importante. Um dos dados revela que as mulheres ocupam 46% do total da mão de obra trabalhadora; do total de entrevistadas 88% falaram que querem um maior acesso às creches, sendo esta uma necessidade prioritária ser atendida pelo poder público; 45% das mulheres trabalhadoras não tem ajuda para cuidar das(os) filhas (os); 31% das mulheres que trabalham tem ajuda paga para cuidar das (os) filhas (os) e 24% da mulheres que trabalham têm ajuda não paga para cuidar dos filhos.
Ainda a mesma pesquisa mostra que 34% das mulheres apontaram como uma das principais dificuldades no cotidiano a falta de creches para deixar os(as) filhas(os). Em segundo lugar, com 28% da opinião vem a falta de tempo para se cuidar. “Os dados apontam que há uma concentração de responsabilidades sobre as mulheres e que a necessidade de instalação e aperfeiçoamento das creches demonstram a necessidade de se ampliar as ações para promoção da autonomia das mulheres”, avalia Ciani Neves.Outro ponto defendido pela coordenadora é a de que a creche possa trazer um novo olhar para atender às necessidades das mulheres mas também romper com os paradigmas de exclusão vigentes na sociedade e que são reproduzidos em todos os espaços sociais, incluindo-se a educação.
A secretária da Mulher de Recife, Silvia Cordeiro, disse que é muito importante a participação da mulher no mercado de trabalho e para isso, deve haver tempo até mesmo para que participe de cursos onde possam se capacitar, “neste sentido a existência de creches é fundamental, é um desafio das gestões públicas”. À tarde, as secretárias municipais Ana Selma, de Jaboatão dos Guararapes e Iris Moura, de São Lourenço da Mata apresentaram o projeto sobre Apoio a Educação Infantil, Ensino e Conhecimento.
Secretaria da Mulher de Pernambuco