quinta-feira, 14 de março de 2013
Campanha solicita às fábricas de lingeries para que criem sutiãs femininos e belos para mastectomizadas
Todo mundo já esteve perto de alguém, na família ou amiga, que enfrentou o drama do câncer de mama. A jornalista Vera Golik (foto) criou com o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi o projeto "DE PEITO ABERTO a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista", aproveita a onda das redes sociais de relacionar o assunto ao Dia Internacional da Mulher.
Ela pede às 10 maiores marcas de lingerie do Brasil que façam sutiãs bonitos e acessíveis para as mulheres que tiveram de passar por mastectomia. Nem todas elas conseguem colocar uma prótese de mama logo após a cirurgia. “Os sutiãs especializados que existem no mercado são feios, caros ou difíceis de achar. Mas o que as mulheres precisam é uma lingerie que as valorize, um sutiã que resgate a sensação de ser bonita, sempre foi e continuará sendo. Elas merecem isso.”, argumenta Vera Golik.
A autoestima da mulher é fator chave da recuperação. Além de envolver um tratamento difícil, a luta contra o câncer de mama é acompanhada da perda dos símbolos femininos: cabelos, seios, possibilidade de ser mãe, libido. “É uma tentativa de resolver um problema que existe em vários países: cuidar da autoestima de quem passa por algo tão difícil quando a luta contra o câncer de mama.”, diz a Diretora de Campanhas da Change.org no Brasil, Graziela Tanaka.
Nos Estados Unidos, um abaixoassinado tem mais de 120 mil apoios pedindo o mesmo à
Victoria’s Secret (www.change.org/survivorbras). Ele foi feito por Allana Maiden, que acompanha o drama da própria mãe. Aqui no Brasil, será uma vitória se alguma das empresas aproveitar a oportunidade de mostrar que se importa com as mulheres.
As assinaturas em www.change.org/depeitoaberto são automaticamente informadas por email em tempo real às seguintes marcas: Duloren, Trifil/Scala, Hope, Triumph, Del Rio, Darling, Liz, Demillus, Marcyn e Valisère. Vera Golik já conseguiu 10 mil assinaturas de apoio à causa.