sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Na TV, pastor vende tijolo "para obra de Deus" por R$ 200


A criatividade de pastores e outros líderes religiosos para obter doações de fieis é muito antiga. Da venda de miniaturas da arca da aliança a paninhos empapados de suor do pastor; da cobrança de dízimo em débito automático ao "desafio" financeiro que o fiel deve pagar suaves prestações no carnê; da venda de caríssimas caravanas à Terra Santa às vigílias do enriquecimento etc. Hoje em dia vale quase que absolutamente tudo para fazer valer a chamada teoria da prosperidade, defendida por tantas igrejas...
OWN, QUE BONITINHO!
A Igreja Mundial do Poder de Deus não fica atrás. Seu líder, o intitulado apóstolo Valdemiro Santiago, está anunciando na TV a venda do "tijolo da obra de Deus". Trata-se de um tijolinho de plástico, até que fofinho, que o fiel deve comprar por, no mínimo, R$ 200. Com isso, além de ganhar o mimo ele está "investindo" na reconstrução da obra de Deus" e da sua própria vida. "Você não pode ficar de fora. Você já investiu em tanta coisa nessa vida...", prega Santiago na TV 
ARRANHA-CÉU
Segundo Santiago, estão "separados" 100 mil tijolinhos para que os fiéis os adquiram. Se conseguir vender tudo, a Igreja Mundial arrecadará em torno de R$ 20 milhões --suficente para a construção de um edifício. O próximo passo, especula-se na igreja, seria a venda da "argamassinha de Deus". Afinal, é preciso assentar os tijolos.
HEIN? ESTOU ESTRAGANDO O NEGÓCIO?
Olha, gente, não é por nada, não, mas no site Shopping do Pastor esses tijolinhos estão em promoção, muito mais baratos que os vendidos pela Mundial. Vejam, um saco com 100 unidades está saindo por R$ 55. E, se preferir, você pode pagar em três de R$ 19,95. O site vende ainda a arquinha da aliança de acrílico (R$ 220 por 100 unidades), a Chave Estrela de Davi (R$ 55 por 100 unidades). Há até uma réplica da espada de Davi por R$ 60 (100 unidades).
AHAM...
Brincadeirinha. Voltando ao assunto, sério, Santiago deve estar realmente precisando de mais dinheiro, uma vez que diz gastar quase R$ 15 milhões por mês só em compra de horários em TVs e rádios. E isso sem contar a Rede CNT, em que ele está prestes a colocar as mãos integralmente.
Coluna Ricardo Feltrin/Folha SP