A Secretaria Estadual da Mulher, através da Ouvidoria, está selecionando mulheres que vão atuar como teleatendentes do call center, a ser inaugurado no mês de março. O Mulher Cidadã irá oferecer informações e orientações às mulheres, além de receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, criticas ou sugestões em relação aos serviços públicos e aos atendimentos prestados às pernambucanas.
O serviço será gratuito, na modalidade 0800, e vai funcionar 24 horas por dia, em tempo integral inclusive nos finais de semana. O número será divulgado nos próximos dias, através de campanha publicitária.
O call center funcionará com oito teleatendentes, que serão contratadas pela mesma empresa terceirizada que vai gerenciar o sistema de telefonia. Essa semana, vinte e quatro candidatas estão sendo submetidas a um minicurso, promovido pela SecMulher, cujo conteúdo aborda temas específicos sobre gênero, como os conceitos de violência contra mulheres, feminismo; ética, sigilo e escuta, entre outros.
Após o termino desta atividade, as candidatas selecionadas terão como primeira atividade construir um banco de dados com informações sobre os órgãos e serviços, que vai auxiliar o atendimento ao público. Para isso, órgãos e serviços que desenvolvem atividades de interesse das mulheres serão cadastrados no sistema operacional e, posteriormente publicados em forma de um catalogo.
A Secretária da Mulher, Cristina Buarque explica que o objetivo é ampliar o acesso da população de todo o Estado à Ouvidoria das Mulheres, oferecendo às mulheres e às pessoas em geral, um serviço especializado em questões do gênero. “Com isso estamos garantindo uma escuta qualificada e um tratamento adequado a este tipo de demanda. Com o call center podemos oferecer serviços mais qualificados”, comenta a gestora.
Atualmente, as denúncias de casos de violência contra as mulheres podem ser registradas através do número 180 ou da Ouvidoria das Mulheres, 3183.2963, que também atende outros casos.
Secretaria da Mulher de Pernambuco