CADÊ A REDUÇÃO DA PASSAGEM GOVERNADOR?
Pegou muito mal o descumprimento da promessa que Eduardo Campos fez no programa do PSB de reduzir os impostos PARA reduzir o preço da passagem. Agora o governador insiste na mentira e diz que, sim, está cumprindo o que prometeu, abrindo mão do ICMS cobrado das empresas de ônibus, numa perda de R$ 41 milhões na receita do estado. Mas as passagens não foram reduzidas.
Mas o pior, apesar dessa política de isenção fiscal para as empresas, o governador cumpriu a palavra com os empresários, mas com a população não, ou seja, “esqueceu” a segunda parte da promessa. Perguntamos ao governador: A REDUÇÃO DO IMPOSTO não ERA PARA REDUZIR AS TARIFAS? Por que, então, as tarifas aumentaram?CADÊ A REDUÇÃO GOVERNADOR?
O governo insiste que estão dando o presente da renúncia fiscal para assim cobrar melhor qualidade das empresas, o que é hilário, pois a prestação do serviço de transporte com qualidade é uma obrigação, e não uma troca de favores.
Ainda, na nova licitação o governador aceitou que em vez de aumentar a frota ela diminua em até 47 carros, mesmo sabendo que a população da região metropolitana vem aumentando constantemente. Mas o “eficiente gestor” Eduardo Campos de forma inovadora encontrou a solução: em pronunciamento na inauguração do terminal integrado de Cajueiro Seco prometeu que irá colocar 2 policiais com cassetete na mão, para organizar a fila na hora de pico. Ótimo! Ao invés de mais ônibus teremos filas organizadas, será que Eduardo irá inaugurar estas filas também?
Será que estes policiais estarão ali para organizar ou reprimir a população? O que estamos vendo atualmente é a repressão da policia a mando do governo do estado contra os estudantes, que lutam contra aumento. Cenas de panfletos apreendidos, DCE da UNICAP cercado pela policia, nos mostra a forma organizativa da policia de Eduardo
É este modelo de mobilidade de Eduardo e do PSB?
Quem ganhará com essa história são seus amigos donos das empresas de ônibus, alguns até parlamentares da sua base de apoio. Além de aumentarem seus lucros com o aumento dos preços da passagem em 5,53%, eles receberão um bônus do governo Eduardo Campos e seus pupilos Geraldo Júlio e Renildo Calheiros de R$ 52 milhões por ano.
Para população fica o prejuízo. Além de a passagem aumentar, a superlotação continuará punindo de forma severa todos que usam o transporte coletivo, principalmente as mulheres que constantemente são assediadas. E ainda por cima, ao investir dinheiro público nos cofres dos tubarões do transporte coletivo, o governo deixa de investir em saúde, educação e moradia prejudicando ainda mais a população.
Bastam ver o que já está acontecendo, sua marionete política, o prefeito do Recife Geraldo Júlio, na mesma hora que isentou os empresários de ônibus de pagar ISS, abrindo mão de R$ 6 milhões anuais, entrou com uma liminar na justiça para impedir o cumprimento da aula-atividade dos professores, que foi determinado pela justiça. Desta forma descumprindo a lei do piso dos professores, isso tudo dizendo não ter estrutura e dinheiro para cumprir a lei.
E o Sr governador Eduardo Campos ainda tem a coragem e descaramento de dizer na imprensa que esta cumprindo o que prometeu?
O povo não é burro governador, sua palavra continuará em xeque, pois todo mundo ouviu em alto e bom som que sua promessa era, redução dos impostos para reduzir os preços da passagem. Ao não revogar o aumento deixa de cumprir sim, o que prometeu, e o resto é conversa fiada para enganar novamente a população que acreditou em sua palavra.
Nós, da CSP-CONLUTAS e ANEL somos terminantemente contra reduzir impostos para aumentar os já exorbitantes lucros destas empresas privadas. Pelo contrário o transporte coletivo não deveria gerar lucro para ninguém, ele tem que ser público e controlado pelos usuários e trabalhadores.
Vamos continuar nossa mobilização. Exigimos que o Sr. Governador cumpra o que falou e revogue já o aumento das passagens! Precisamos é diminuir o preço, e não de um novo aumento!
Exigimos a auditoria das contas das empresas de ônibus, melhoria da qualidade, aumento da frota e passe livre para os estudantes e desempregados.
Vamos continuar dizendo se as empresas se negarem a cumprir com seus compromissos, vamos defender a estatização do sistema de transporte público controlado pelos trabalhadores, como forma de barrar essa gana dos empresários e melhorar a qualidade do serviço com custo menor para a população.
CSP Conlutas