A Secretaria de Defesa Social – SDS reforça o policiamento no Estado para os festejos de final de ano. Este mês estão nas ruas 3.049 policiais representando um incremento de 22% em relação ao ano passado. Somente a Polícia Militar está com 2.076 militares. A Polícia Civil com 660 policiais e o Corpo de Bombeiros com 313 homens.
O objetivo é oferecer segurança a população durantes as compras de final de ano nos centros comercias. No Recife, diariamente, está sendo lançados a mais do efetivo ordinário, 90 policiais militares com sete viaturas. O 16º Batalhão – responsável pela área central da cidade – recebeu equipes da CIPMotos, Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão de Choque e CIPCães durante todo o mês.
De acordo com o Tenente Coronel Geraldo Vieira, Coordenador de Operações Policiais da Subchefia da PM, o incremento se deve a nova modalidade do Programa de Jornada Extra de Segurança – Pjes para os grandes eventos.
O foco, segundo a SDS, é combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Para o Réveillon a Secretaria preparou um esquema especial para Boa Viagem, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A Polícia Civil reforça os plantões e está com três delegacias móveis (uma em cada cidade). O Corpo de Bombeiros visando à realização de eventos nas praias e aumento do fluxo de veículos também montou esquema diferenciado.
Praias – O Corpo de Bombeiros intensifica sua operação de final de ano a partir do dia 21 até 04 de Janeiro de 2013 na Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado com equipes de Combate a Incêndio, Salvamento Terrestre e Aquático e atendimento Pré-Hospitalar.
Através de postos regulares e avançados os Bombeiros estarão atuando em 10 municípios na Região Metropolitana e em diversos bairros do Recife onde houver maior concentração de pessoas.
As praias receberão esquema especial em virtude da grande quantidade de pessoas que estão de férias e as comemorações do Réveillon. De acordo com o Coronel Manoel Teles – Diretor Interino de Operações - na Região Metropolitana, estarão sendo utilizadas 38 embarcações de salvamento aquático e 90 bombeiros por dia nos 26 postos de salvamento aquático.
A instituição estará com um total de 89 viaturas, sendo 50 na Região Metropolitana do Recife e 39 no Interior do Estado. Dos 313 profissionais 201 estarão na RMR.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco