O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR) lançou em parceria com a PwC Brasil o ranking das 100 maiores empresas do varejo brasileiro. Em sua segunda edição, o relatório mostra que há 58 empresas do setor com faturamento superior a R$ 1 bilhão operando no País, no ano anterior eram 44. O presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni, estima que no próximo ranking a lista chegue a 70 companhias.
“Faturar o primeiro bilhão é como atingir a maioridade”, compara Jorge Inafuco, gerente da PwC Brasil e especialista em varejo. “Ao alcançar esse patamar, as empresas ganham mais poder de negociação e novas perspectivas”, afirma. Ele explica que alguns fabricantes, por exemplo, não comercializam seus produtos diretamente com quem fatura menos de R$ 1 bilhão. Nesses casos, a compra tem que ser feita por meio de atacadistas, o que reduz o poder de negociação.
Juntas, as 100 mais do Varejo faturaram mais de R$ 260 bilhões em 2011 (período em que os dados foram coletados para o ranking), 15% a mais do que a soma anterior. O varejo como um todo cresceu 8% e de acordo com o IBEVAR deve manter a trajetória de expansão dos negócios, embora com menor percentual, neste ano e em 2013. A formalização de muitos negócios e a consolidação de empresas regionais são alguns dos fatores que contribuíram para este resultado.
Com faturamento de R$ 46,5 bilhões, o Grupo Pão de Açúcar ocupa o topo da lista. Em segundo e terceiro lugar estão Carrefour e Walmart, com faturamento de R$ 28,8 bilhões e R$ 23,4 bilhões, respectivamente. Do total do faturamento do setor em 2011, as dez maiores do ranking representam 55% e as cinco maiores 44%.
Além de classificar as 100 maiores por faturamento, o relatório traz uma série de indicadores, como produtividade por loja e por funcionário e meios de pagamento mais usados em cada segmento - produtos de linha branca são pagos preferencialmente com cartão de crédito da própria loja (34%) ou por meio de financiamento (31%) e móveis são adquiridos à vista (33,3%) ou cartão de crédito da loja (33,3%).
O ranking apresenta também o gasto médio do consumidor com bens duráveis em 2011. Excluindo automóveis (cujo preço unitário é muito superior), com média de R$ 22.645,00, estão: materiais de construção (R$ 4.863,00), eletroeletrônicos (R$ 1.361,00), linha branca (R$ 1.263,00) e informática (R$ 1.246,00).
Ranking por faturamento:
1. Grupo Pão de Açúcar
2. Grupo Carrefour
3. Grupo Walmart
4. Lojas Americanas/LASA
5. Máquina de Vendas
6. Cencosud
7. Makro
8. O Boticário
9. Magazine Luiza
10. Raia Drogasil