Após oito etapas realizadas durante o ano, o Circuito Norte e Nordeste de Hipismo premia os campeões 2012. A última etapa realizada em Recife no Caxangá Golf & Country Club, de 13 a 15 de dezembro, decidiu o ranking de cada categoria. No balanço geral, a Federação Equestre de Pernambuco foi a maior premiada, pois venceu em sete das treze categorias que foram ranqueadas.
Entre os campeões pernambucanos estão Fernanda Murakami (Escola Preliminar – 0,70 cm); Mª Eduarda Leal Nepomuceno (Escola Principal – 0,90 cm); Giovana Nepomuceno Mota (Mini Mirim – 1 m); Camila Ferreira (Jovem Cavaleiro A – 1,10 m); Paulo Miranda (Pré-Mirim – 1,10 m); Carlos Avelar (Amador A – 1,10 m) e Marco Polo Uchoa (Jovem Cavaleiro Top – 1,30 m).
Os baianos foram campeões em duas categorias, com Carlos Leão (Amador – 1 m) e com Manuela Cunha (Sênior – 1,40 m). A Paraíba foi campeã nas categorias Jovem Cavaleiro (1,20 m), com Gabriel José de Souza e na categoria Jovem Cavaleiro B (1 m) com Bruno Barros. As federações do Ceará e Alagoas tiveram um único campeão cada, representado por Fátima Vecchio Machado da Silva (Mirim – 1,20 m) e José Arnaldo Beltrão Neto (Pré-Júnior – 1,30 m), respectivamente. As categorias Amador B e Amador TOP não tiveram campeões, pois os atletas não participaram de no mínimo quatro etapas para concorrerem ao ranking.
Além de serem campeões no N/NE, dois pernambucanos conquistaram a Tríplice Coroa, ganhando os títulos do estadual, regional e nacional de hipismo em suas respectivas categorias. O cavaleiro Paulo Miranda, de apenas 12 anos, é o primeiro pernambucano a conquistar o Tricampeonato da Tríplice Coroa: em 2010 na categoria Jovem Cavaleiro A (1,10 m), em 2011 e 2012 na categoria Pré-Mirim (1,10 m). Já o cavaleiro Marco polo Uchoa é Bicampeão com o título de 2010 na categoria Mini Mirim (1 m) e agora em 2012 na categoria Jovem Cavaleiro TOP (1,30 m).