segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jogadores do Náutico se engajam à campanha de enfrentamento da violência contra a mulher‏


A partida entre o Clube Náutico Capibaribe e o Clube Regatas Flamengo no último domingo (11) foi palco de divulgação da campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo, da Secretaria da Mulher de Pernambuco. O jogo ocorreu pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol, no Estádio dos Aflitos. O objetivo é da ação é alertar a população, através de eventos esportivos no Estado, para a violência de gênero e incentivar a denúncia do crime. A campanha traz uma juíza de futebol com um cartão vermelho na mão simbolizando o basta à violência de gênero.  
Antes do jogo, uma equipe da SecMulher distribuiu panfletos e adesivos para o público, dentro e fora do estádio. Mulheres segurando uma grande faixa com a marca da campanha circulou pelo campo antes da partida. Os jogadores do Náutico entraram no gramado com a camisa, como forma de também apoiar a iniciativa. 
Segundo a diretora de enfrentamento da violência do gênero e coordenadora da campanha Eliane Rodrigues (na foto com o ídolo do clube, o auxiliar técnico e ex-jogador Kuki), “o futebol é um esporte, ainda, predominantemente masculino, e, por isso, é necessário estimular, nesses espaços, a consciência de que bater em mulher é crime”. Ela explica que divulgar a cultura de paz é importante não só para a mulher, mas para a sociedade em geral.  
Kuki abraçou abertamente a campanha. “Os jogadores, como pessoas públicas, levam informações para várias camadas sociais. Por isso, é importante que eles se engajem em ações como essa, para, cada vez mais, chamar a atenção das pessoas para esse problema que é de interesse geral”, destaca Kuki. 
Nos Aflitos, os funcionários do clube vestiram literalmente a camisa da campanha e a torcida entrou no clima da campanha. Para Hamilton Correia Silva, supervisor de futebol do Náutico, “na sociedade esportista, temas atuais e importantes como a violência contra a mulher precisam ganhar visibilidade. Os atletas, nesse caso, atuam como agentes multiplicadores que influenciam as pessoas para uma boa causa”.  
A campanha vem sendo desenvolvida pela SecMulher desde junho de 2011, durante amistoso entre a Seleção Feminina Brasileira de Futebol e a Seleção Pernambucana e irá continuar até a Copa do Mundo de 2014.
Secretaria da Mulher de Pernambuco