Recife corre contra o tempo para não perder lugar no ensaio geral para a Copa do Mundo.Principal incógnita na definição da tabela da Copa das Confederações de 2013 (Salvador é a outra dúvida), a sede pernambucana é vista com preocupação pela Fifa. Em sua visita ao Brasil nesta semana, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu pistas de que considera a exclusão da cidade do torneio, que começa em 15 de junho do próximo ano, uma possibilidade concreta. Pelo lado dos brasileiros, o discurso é outro – tanto o presidente da CBF, José Maria Marin, como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, dizem confiar na conclusão das obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a tempo de receber a competição.
Marin, que acumula o cargo de presidente do Comitê Organizador Local (COL), recebeu até o convite para o jogo inaugural do novo estádio, que já tem data e até horário para acontecer. De acordo com os pernambucanos, a arena será aberta às 17 horas do dia 14 de abril de 2013, um domingo. Não há times definidos para o confronto. A chance de realizar uma partida entre seleções é pequena, já que a data não está disponível no calendário internacional da Fifa. Também é improvável trazer um grande clube da Europa para abrir o estádio, já que a temporada no continente estará na reta final. A escolha da data para a inauguração foi definida com outro critério em mente: a partida aconteceria dois meses antes da Copa das Confederações, prazo que seria suficiente para possíveis ajustes antes do evento.
Ainda que as obras sejam concluídas a tempo, é improvável que o jogo inaugural seja uma grande partida, já que a Fifa só exige uma ocupação parcial das arquibancadas no primeiro teste do estádio. “Haverá outras partidas para que a arena seja testada devidamente, pois a Fifa recomenda que a lotação do estádio seja gradual”, explica o secretário extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão. O convite a Marin foi assinado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O cartola disse estar tranquilo com a situação da arena. “Não vou duvidar da palavra e da assinatura de um governador, então eu acredito que ela estará pronta.” No fim de setembro, 64% dos trabalhos no estádio estavam concluídos. Recife tem menos de três semanas para convencer a Fifa antes da definição das sedes.
Revista Veja