A expectativa da CDL Recife para o mês de outubro de 2012 é de que o volume de vendas do Comércio Varejista de Pernambuco aumente entre 5% e 6%, em relação a outubro do ano passado. Na comparação com o mês anterior, deve haver crescimento em torno de 2% do volume de vendas.
O ponto forte desse mês foi a comemoração do dia das crianças, que aqueceu o comércio varejista nessa época do ano. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio – PE, 80% dos consumidores pretendiam fazer compras nessa data. Dentre os artigos adquiridos, brinquedos seriam os presentes comprados por mais de 76% dos consumidores, as roupas deveriam ser 19% dos presentes, logo após seguiam as opções de lazer.
Ainda conforme o levantamento, o gasto médio com presentes este ano seria de R$178,85 e o comércio tradicional seria o lugar de compra preferido por 41,3% dos consumidores, seguido pelos shoppings com 41,85% e pela internet, com 7,3% com das preferências.
Além da data comemorativa, o comércio da Região Metropolitana do Recife ainda se beneficiará das taxas de juros mais baixas e do aumento das contratações, comuns a essa época do ano, que garantirão desempenho positivo do setor até o fim do ano.
Pesquisa Mensal do Comércio
As vendas do comércio Pernambucano voltaram a registrar expansão em julho. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última quinta-feira (13/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista ampliado do Estado cresceu 10,5% quando comparado a julho do ano passado. Também houve crescimento na analise feita em relação ao mês anterior (junho). De acordo com a PME, o aumento das vendas foi de 0,95%. No ano, o crescimento do setor é de aproximadamente 9%.
A atividade varejista no País registrou desempenho positivo pela segunda vez consecutiva em julho. Na comparação mensal, com ajuste sazonal, o varejo avançou 1,4%, enquanto que, na análise anual, houve incremento de 7,1%. Já o comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de “Veículos, motos, partes e peças” e de “Material de construção”, apresentou elevação de 10,4% no volume de vendas na comparação anual.
No mês, todas as atividades analisadas pela pesquisa apresentaram crescimento no volume de vendas na comparação anual. Por ordem decrescente, os resultados foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (35,2%); Livros, jornais, revistas e papelaria (29,4%); Escritório, informática e comunicação (29,1%); Material de Construção (18,9%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18%); Veículos, motocicletas, partes e peças (15%); Móveis e eletrodomésticos (11,7%); Tecidos, vestuário e calçados (9,1%); Hipermercados e supermercados (2%); Combustíveis e lubrificantes (1,8%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,7%).
Câmara de Dirigentes Lojistas/Recife