O Índice de Confiança da Indústria de Transformação de Pernambuco (ICI-PE) avançou 0,6% entre agosto e setembro de 2012, passando de 114,9 para 115,6 pontos. Neste mesmo período, o ICI da Indústria de Transformação Nacional (ICI-BR) avançou 0,8%, para 101,5 pontos. Os dados são da sondagem realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa mostra que a recuperação da confiança da indústria de Pernambuco foi influenciada pela avaliação das empresas quanto ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) obteve o segundo aumento consecutivo e avançou 1,0% em setembro, alcançando 125,0 pontos. O Índice de Expectativas (IE-PE) também cresceu 0,3%. Já no cenário nacional o aumento da confiança teve como motivação a melhora das expectativas.
Para o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, a recuperação se deve ao conjunto de medidas que vem sendo tomadas. “São medidas como desoneração tributária, redução de algumas tarifas, a possibilidade de redução da tarifa de energia, que levam aos menores custos para a indústria, além das demais medidas de política monetária e fiscal adotada”, avalia o diretor.
Entre os quesitos avaliados, o estudo aponta como destaque o nível de estoques, que alcançou, neste mês, 107,7 pontos – o maior índice desde junho de 2011. As empresas que prevêem maior produção também cresceram de 50,5% para 55,6%. O avanço ainda foi verificado no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), que avançou 0,8 ponto percentual em comparação com o mês de agosto, atingindo 81,1% no mês passado.
Metodologia - A Sondagem da Indústria de Pernambuco para edição de setembro foi realizada entre os dias 03 e 25 deste mês, ouvindo 294 empresas responsáveis por vendas de R$ 10,4 bilhões em 2010.
Imprensa Condepe/FIDEM