Pra quem pensa que um atendimento de primeiros socorros só pode ser feito por adulto, está enganado. Adolescentes do ensino médio de escolas públicas municipais e estaduais mostram que também podem realizar um atendimento rápido e preciso que pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida. Trata-se do “Projeto Brigada de Emergência Escolar”, do Corpo de Bombeiros Militar, que só esse ano já beneficiou cerca de mil jovens em Recife, Região Metropolitana e no Agreste.
Com carga horária de 30horas/aula, as turmas são formadas com aproximadamente 60 alunos, entre 14 e 17 anos, onde todo o conteúdo repassado faz parte de um material específico e especialmente elaborado para ajudá-los nesse processo. Trata-se de três publicações sendo um o “Guia prático de Primeiros Socorros” e os outros dois: o “Manual de Primeiros Socorros” e o “Manual de Prevenção contra Incêndios” – todos de autoria do Major do Corpo de Bombeiros, Edson Macornni. Os livros possuem uma linguagem direta, objetiva e de fácil entendimento, trazendo informações específicas que vão desde a prevenção de acidentes domésticos e incêndios, procedimentos que devem ser adotados durante as variadas situações de emergência até a sugestão de como e o que deve ter um kit de primeiros socorros.
Com o apoio do Projeto Urbal – Políticas Locais de Prevenção da Violência e a parceria da Secretaria de Defesa Social – SDS inicialmente o material está sendo apresentado e o objetivo é que sejam reproduzidos 2.400 exemplares que serão distribuídos nas bibliotecas de escolas públicas que compõem o território do Programa Governo Presente, do Pacto pela Vida, onde havendo o interesse por parte da escola e do aluno, o mesmo pode se inscrever no projeto onde terá aulas e ao final recebe um certificado de Brigadista Escolar. Segundo o major é uma maneira de incentivar o aluno, estimulando – o e ao mesmo tempo tirando-o do tempo ocioso.
“Além de beneficiar as escolas, a ideia é que as publicações também cheguem juntamente com kits de primeiros socorros às viaturas do Patrulha do Bairro, assim como nas demais viaturas das polícias e carros oficiais, que consequentemente estarão aptos a prestarem um socorro imediato à vítima, quando necessário”, disse. Ele ressaltou ainda, que o “Guia prático de Primeiros Socorros” está servindo como base para os atendimentos realizados pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social – CIODS e que tem ajudado a salvar vidas. A previsão é que as publicações sejam lançadas oficialmente até o início de Dezembro.
Expansão – Além da utilização desse material didático em escolas e nas viaturas das policiais, de acordo com o Major Edson, as publicações serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no “Projeto Jovem Salvar”, previsto para ser lançado no início de 2013. O Projeto tem como principal objetivo trabalhar com jovens e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.
Com duração de seis meses, os jovens terão aulas teóricas e o estágio prático, onde ao final do curso, receberão certificado de brigadista estando aptos a atuarem na prevenção e combate a princípios de incêndios, primeiros socorros e salvamento aquático.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco