Realizado ontem (10), no Mar Hotel, em Boa Viagem, o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. Onze estados discutiram propostas para a Política Nacional de Esporte. “O objetivo desse encontro é discutir as propostas pensadas pelo Fórum para a elaboração de uma nova política nacional de esporte que, se aprovada, poderá dar um up grade no sistema atual com a criação de medidas que poderão atrair cada vez mais patrocinadores ao esporte brasileiro”, acredita a secretária anfitriã, Ana Cavalcanti. Além dos secretários e gestores, também esteve presente ao evento o almirante Afonso Barbosa, secretário Nacional de Esporte Educação, Lazer e Inclusão Social, representando o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
“Para mim é muito gratificante saber que tem pessoas preocupadas com o esporte no nosso país. Sabemos da importância do esporte. Espero que muitas dessas ideias discutidas aqui hoje sejam executadas. Temos que criar uma cultura de esporte para melhorar a nossa vida em todos os sentidos. O destino do nosso país é ser uma grande potência”, acredita o almirante Afonso Barbosa. Para o secretários adjunto de Minas Gerais, Rogério Romero, é preciso rever o Sistema nacional do Esporte “Tivemos recentemente a revisão da Lei Pelé, mas é preciso aprimorar.”
"A proposta de Pernambuco é a adaptação de um estudo realizado na Europa por universidades de vários países. Assim surgiram os nove pilares da gestão de Pernambuco que, se empregados a nível nacional, poderão contribuir para transformar o País numa potência esportiva”, explica o secretario executivo Aldemir Teles. Participaram do fórum os estados de Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Secretaria de Esportes de Pernambuco