terça-feira, 18 de setembro de 2012

Secmulher promove I Seminário Estadual de estudos de gênero


Durante essas terça-feira, 18 e quarta-feira, 19, representantes de instituições de ensino superior (IES) e de Escolas Referências em Ensino Médio (EREM) estarão reunidos no I Seminário de Integração dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, promovido pela Secretaria Estadual da Mulher. O objetivo é realizar a integração entre as equipes que já desenvolvem atividades em núcleos de estudos de gênero e envolver neste processo outras pessoas de entidades educacionais onde estes núcleos funcionarão posteriormente.
O evento será iniciado as 9h no Hotel Jangadeiro em Boa Viagem, com a abertura proferida pela secretária da Mulher, Cristina Buarque, e com as presenças do Secretário de Educação Anderson Gomes e da Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Claúdia Sansil.  
O seminário pretende nivelar as informações entre os participantes a cerca da temática Gênero, Feminismo e Patriarcado. Outro intuito é o de promover o intercâmbio entre as instituições e mostrar as experiências exitosas de Núcleos de Estudos de Gênero implantados em vários estados em todo o Brasil, entre elas do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Bahia – NEIM/UFBA; de Família, Gênero e Sexualidade – FAGES/UFPE; de Identidadede Gênero e Subjetividade de Santa Catarina, NIGS/SC  e o Nucleo de estudos de gênero  - PAGU, de São Paulo,  entre outros. Na ocasião, será assinado um protocolo de intenções para o estabelecimento de núcleos em outras instituições de ensino em todo o Estado.

Cristina Buarque ressalta que no encontro será incentivada a formação de uma base universitária para atender as necessidades da presença de docentes, pesquisadores, conferencistas na formulação de programas de políticas públicas para reparação das desigualdades e empoderamento das mulheres. Outro ponto importante a ser analisado será o estimulo a realização de cursos de pós-graduação especializados em violência doméstica e  na aplicação da Lei Maria da Penha, entre outros Estes cursos serão voltados para profissionais da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Na programação do seminário está prevista a formação de mesas de debate e de grupos de trabalho, enfocando temas como : gênero, feminismo e patriarcado: a importância da institucionalização dos estudos de gênero no Brasil; Experiências dos núcleos de estudos de gênero no Brasil; Experiências dos Núcleos de Estudos  no Brasil – origem, objetivos, linhas de pesquisas, principais contribuições e desafios, a inter disciplinaridade dos estudos de gênero:desafios e contribuições e Oportunidades para os Núcleos de Estudos de Gênero : principais agências de fomento.
Os debates contarão com a presença de professores e pesquisadores de nível nacional entre eles  os professores Parry Scott – Fages/PE, Iara Beleli – Pagu/SP, Ana Alice Costa – Neim/BA, Mareli Eliane Graupe – NIGS/SC e o presidente da Fundação de Âmparo à Ciência – Facepe, Diogo Simões. A coordenadora de Formação em Gênero da SecMulher, Dóris Cavalcanti vai apresentar os projetos de apoio e fortalecimento aos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher que a Secmulher vem desenvolvendo.
Secretaria da Mulher de Pernambuco