A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher) estará presente, no próximo domingo (16), na 11ª Parada da Diversidade de Pernambuco, dando visibilidade a um segmento das mulheres ainda bastante discriminado: as mulheres lésbicas e bissexuais. A SecMulher, em parceria com o Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco (Comlés), estará disponibilizando um trio elétrico para o desfile na avenida.
A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, já confirmou a presença no evento que este ano aborda a temática "Democracia em todos os cantos: Vamos cantar um Pernambuco sem Homofobia".
O evento ocorre a partir das 9 horas, na Praia de Boa Viagem, no Recife. A concentração será no Parque Dona Lindu e o desfile seguirá pela Avenida Boa Viagem até o 1° Jardim, onde artistas locais irão animar o público, em 11 trios elétricos. Vários grupos da cultura popular também vão participar do evento. Entre eles, maracatu rural, orquestras de frevo, passistas de Pernambuco e frevioca.
A Gerente de Fortalecimento Sóciopolítico da SecMulher, Fábia Lopes, explica que com a ação a Secretaria deseja chamar a atenção da sociedade para o fato de que as mulheres possuem outras orientações sexuais, além da heterossexualidade; ou seja, "as mulheres também representam parte da população homossexual do Estado. Atualmente, a homossexualidade masculina é mais debatida em vários setores da sociedade, a exemplo dos meios de comunicação, e nós queremos dar visibilidade ao debate das mulheres bissexuais e lésbicas, pois esse segmento possui necessidades específicas, gerando a demanda de políticas públicas também específicas", registra a gerente.