quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pernambuco contará com especialização em saúde da Mulher


Temas como aleitamento materno, envelhecimento, saúde mental da mulher poderão ser incluídos na grade curricular de um curso de pós-graduação direcionado para a saúde integral da mulher, a ser iniciado em janeiro do próximo ano. A  longo prazo, o curso será adaptado e passará para doutorado na área. Neste sentido, a Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, esteve reunida com o Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado e equipe das duas entidades visando elaborar um cronograma de trabalho para articular a criação do curso.
A secretária Cristina Buarque disse em sua explanação na reitoria que a SecMulher vem trabalhando na construção de políticas públicas que possam transformar a mentalidade das pessoas, sensibilizando para o enfrentamento da violência contra a mulher. Para ela, o conhecimento é um grande aliado nesta meta, por isso vem buscando a integração da secretaria com as escolas superiores de ensino. “A universidade é a grande legitimadora do conhecimento, do saber e importante parceira neste processo transformador”, registra.
Para o Reitor da UPE, Carlos Calado a universidade estará sempre de portas abertas para as inovações, e garantiu apoio ao projeto da SecMulher, inclusive disponibilizando o corpo docente para ensinar disciplinas no curso de especialização. Uma equipe de trabalho, com a participação do médico Claúdio Duarte e de professores da UPE, foi formada e já está trabalhando no detalhamento do curso, com a formatação da parte acadêmica, da logística e do orçamento. Cristina Buarque lembrou que a especialização deve ter um novo olhar sobre o universo feminino levando os profissionais da área médica a refletirem sobre a saúde da mulher, abordando temas que fujam do conhecimento das disciplinas tradicionais.
Um curso similar já é desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais a UFMG, como programa de pós-graduação em saúde da mulher. Inicialmente funcionava apenas como curso de Mestrado, acabou se tornando uma referência na formação de docentes para as escolas de medicina do estado.  A pós-graduação que inicialmente visou exclusivamente à formação de docentes para o ensino universitário foi progressivamente assumindo a responsabilidade de formar pesquisadores e de liderar o processo de formação de grupos de pesquisa nas instituições de ensino locais.
Secretaria da Mulher de Pernambuco