quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Nota Oficial do CEMIT


 Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões - CEMIT, agindo de maneira transparente, confirma que o senhor  Tiago José de Oliveira da Silva, cujo corpo foi encontrado no último dia 28, em Itapuama/PE, teve como causa morte "hemorragia externa dos membros inferiores por ferimentos cortocontusos", conforme laudo Tanatoscópico do Instituto Médico Legal de Pernambuco de 28 de Agosto de 2012.

O Comitê destaca que nos últimos cinco anos foram registrados seis ataques de tubarões, com duas mortes, o que corresponde a uma redução expressiva ante um total de 56 ataques com 21 mortes verificadas desde 1992, quando essas ocorrências passaram a ser monitoradas.

O CEMIT tem entre suas atribuições definir estratégias e ações que visem minimizar os riscos de ataques nas praias do litoral pernambucano, atuando com foco em pesquisa e monitoramento, vigilância e fiscalização, recuperação ambiental e educação ambiental. O trabalho vem sendo desenvolvido conforme convênio celebrado entre a Secretaria de Defesa Social e o Instituto Oceanário de Pernambuco, com a participação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco