O Índice de Confiança dos Serviços de Pernambuco (ICS-PE) recuou 8,5% no mês de agosto em comparação com o mesmo período de 2011, passando de 133,2 para 121,9 pontos. Os dados são da sondagem mensal do setor no Estado, realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No entanto, na avaliação do ICS-PE, entre os segmentos pesquisados, o setor de Transportes vem apresentando crescimento na confiança. Em agosto de 2011, o índice era de 131,9 e passou para 135,5 em agosto de 2012.
Na avaliação do diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, a tendência é de haver uma melhora da confiança nos últimos quatro meses do ano. “O ano passado foi de maior expansão das economias brasileira e pernambucana. A trajetória de 2012 é idêntica em termos sazonais. A confiança, em 2011, começou a subir no mês de setembro. Este ano pode haver uma recuperação nos últimos quatro meses”, explica.
A redução no ICS-PE foi influenciada tanto pelas avaliações dos empresários em relação ao momento presente, quanto pelas expectativas. Na comparação anual de agosto (2011/2012), o Índice da Situação Atual (ISA-S/PE) caiu 11,2%. Já o Índice de Expectativas (IE-S/PE) apresentou queda menor, de 6,3% em agosto (comparação anual).
O indicador que mede as expectativas do empresariado com a tendência de negócios para os próximos seis meses foi o que mais influenciou a queda do IE-S/PE, recuando 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
METODOLOGIA - A Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços de Pernambuco monitora e antecipa tendências econômicas, com base em informações prestadas por empresas do setor. Os dados para a edição de agosto foram coletados com 271 empresas entre 01 e 23 de agosto.
Imprensa Condepe/Fidem