quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SecMulher viabilizará convênio com Conselho de Enfermagem para realizar estudos do gênero


A enfermagem é uma profissão predominantemente feminina. Segundo dados do Conselho nacional da categoria, de 57 mil profissionais inscritos, a prevalência de mulheres é de 92%. Estes índices mostram a tendência mundial desta profissão, despertando a necessidade de estudos que possibilitem analisar as características desta área vêm sendo socialmente construídas e como se articulam às relações sociais das práticas em saúde. 
Neste sentido, a Secretaria Estadual da Mulher estará firmando Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Enfermagem, Coren. O evento ocorrerá na sede do Conselho localizado na Boa Vista, Recife, na próxima quinta-feira, 16, a partir das 10 horas, com a presença da Secretária da Mulher, Cristina Buarque, e da presidente do Coren, Simone Diniz, técnicos da SecMulher e da diretoria e filiados à entidade classista.
O objetivo da cooperação técnica é desenvolver estudos, campanhas e atividades voltadas para a promoção da saúde e dos direitos das mulheres junto às enfermeiras filiadas ao Coren/PE. Cristina Buarque comenta que a parceria é muito importante, pois vai ampliar o envolvimento dos profissionais de saúde na temática dos direitos das mulheres.
Um dos primeiros temas a serem desenvolvidos será a violência contra a mulher. Para isso, será criado um grupo de estudos para avaliar como se apresenta a violência contra a mulher no âmbito de atuação e nos serviços de saúde, onde a enfermagem ocupa posição de destaque.
A partir destes estudos, a SecMulher poderá desenvolver campanhas e outras atividades educativas, que promovam maior engajamento e participação das enfermeiras na implementação de políticas voltadas para prevenção e eliminação da violência contra a mulher no Estado de Pernambuco.
O Coren disponibilizará dados, informações, estudos, pesquisas e acervo técnico relacionados a situação econômica e social das enfermeiras, bem como, das políticas de defesa dos direitos das enfermeiras e das mulheres pernambucanas. Também será garantida a participação da SecMulher nas atividades promovidas conjuntamente com o Conselho.
As enfermeiras são uma das mais importantes profissões no setor saúde, tanto público como privado, pois tem a responsabilidade de acolher, cuidar, assistir, contribuindo para a prevenção, cura, reabilitação e recuperação dos usuários dos serviços de saúde. A atuação da enfermagem se dá de forma capilar em centenas de unidades de atendimento no setor saúde onde as mulheres são as principais usuárias e beneficiárias dos serviços de saúde. 
Secretaria da Mulher de Pernambuco