terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eleições 2012: Geraldo Júlio é multado por propaganda em hospital

O juiz da propaganda eleitoral, Gabriel Cavalcanti, multou neste domingo (19) a coligação Frente Popular do Recife, liderada pelo candidato Geraldo Júlio (PSB), por propaganda eleitoral irregular. A multa de R$ 2 mil é dada pela distribuição de panfletos e adesivos do candidato no Instituto de Medicina Integrada Professor Fernandes Figueira (Imip) - o principal hospital materno infantil do Estado.

A propaganda eleitoral e a promoção de candidaturas são proibidas em instituições públicas. O Imip é uma entidade privada de caráter filantrópico, mas sua maior fonte de receita provém dos cofres públicos, que repassa recursos pelo atendimento à população em suas unidades.

Além da condenação à coligação Frente Popular do Recife, o juiz Gabriel Cavalcanti notifica o superintendente do Imip, Gilliat Falbo, para que ele não permita que outros candidatos promovam campanha publicitária nas dependências do hospital. A decisão do juiz tem dez páginas. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
A mulher de Geraldo Júlio, Cristina Melo, é cardiologista pediátrica e trabalha no Imip. O candidato estava com a mulher quando foi ao Imip e foi recebido pelo superintendente Gilliat Falbo, que acompanhou o candidato pelo hospital. O secretário de Saúde do estado, Antônio Carlos Figueira, era gestor do Imip antes de assumir a pasta no governo.
É a primeira multa que a coligação Frente Popular do Recife recebe, embora o volume e a frequência da sua propaganda eleitoral tenham sido uma das principais críticas feitas pelos candidatos Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM).
Celso Calheiros - Portal Terra