terça-feira, 17 de julho de 2012

Vendas no varejo crescem 9,3% em Pernambuco


Diferente do que aconteceu no País, as vendas do comércio em Pernambuco registraram forte expansão em maio. Segundo revelou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última quarta-feira (11/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista ampliado do Estado cresceu 6,1% na comparação com maio de 2011. Em relação ao mês anterior (abril), os ganhos foram ainda maiores, de acordo com a PME o aumento das vendas foi na ordem de 9,3%. No ano, o crescimento do setor é de aproximadamente 7%.
Já a atividade varejista no País registrou desempenho negativo em maio. Na comparação mensal, com ajuste sazonal, o varejo recuou 0,8%, encerrando a sequência positiva dos dois meses anteriores. No entanto, na análise anual houve incremento de 8,2%. Já o comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de “Veículos, motos, partes e peças” e de “Material de construção”, apresentou elevação de 4,2% no volume de vendas na comparação anual.
No mês, todas as atividades analisadas pela pesquisa apresentaram crescimento no volume de vendas na comparação anual em Pernambuco, com exceção dos segmentos Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,3%) e Veículos, motocicletas, partes e peças (-9%). Por ordem decrescente, os resultados foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (37%); Material de Construção (32%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (21,2%); Móveis e eletrodomésticos (20,2%); Combustíveis e lubrificantes (16,9%); Hipermercados e supermercados (9,3%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,8%); Tecidos, vestuário e calçados (3,3%) e  Escritório, informática e comunicação (1,6%).
CDL - Recife