Técnicos da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), estão distribuindo, nesta semana, 200 mil alevinos (filhotes de peixe) de Paudalho e Cabrobó. A ação vai atender a 200 famílias de pescadores artesanais dos dois municípios.
Em Paudalho, nesta quarta-feira (18), foram feitos o peixamento complementar das barragens de Orá e Goitá e o povoamento inicial nos açudes das comunidades de Engenho Junco, Engenho Lavagem, Chã de Onça, Engenho Velho e Engenho do Sítio. Cem mil alevinos (filhotes de peixes) da espécie tambaqui estão sendo disponibilizados para a área.
“Com a ação, os beneficiados terão melhor produção e produtividade com a atividade, uma oportunidade para gerar emprego e renda, além das famílias terem alimento nutritivo para consumo próprio”, destaca Aldo Santos, secretário executivo da Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural.
Na próxima sexta-feira (20), a Colônia de Pescadores Z-35, pertencente ao município de Cabrobó, recebe a ação. Cem mil alevinos das espécies tilápia e tambaqui serão depositados em 53 viveiros que foram projetados e escavados para beneficiar as comunidades de São José, Cigano, Aldeia Camaleão, Toco Preto, Aldeia Portões e Ilha de Assunção.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco