Hoje existem 92 unidades funcionando em todo o País. Até 2014, serão 308 Consultórios nas Ruas. Cada uma das unidades conta com equipe formada por profissionais de saúde e assistentes sociais.
Depois de mapear e localizar onde se concentram os usuários de drogas e pessoas que vivam nas ruas, os profissionais iniciam a aproximação desses grupos. A abordagem é um trabalho contínuo. É preciso que os usuários e moradores de rua confiem na equipe e se sintam seguros. Só assim passam a entender que os profissionais estão lá para prestar assistência e cuidados.
Durante as visitas do Consultório nas Ruas são distribuídos kits com preservativos, curativos, medicamentos, cartilhas e material de conscientização sobre o uso de drogas. O usuário interessado em abandonar o vício é encaminhado para tratamento em centros de atendimento especializado.
Agora que você conhece essa iniciativa do Governo Federal, participe dessa luta! Em caso de dúvida, procure o serviço de atendimento telefônico gratuito para orientação e informação sobre drogas: o VivaVoz - 0800 510 0015. Além disso, consulte o Portal Enfrentando o Crack, que possui as informações sobre o tema.
Ministério da Saude - Crack - É Possível Vencer