Mais de mil toneladas de óleo de cozinha usado foram coletadas em quase quatro anos da campanha desenvolvida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com as Indústrias ASA. A campanha, iniciada em 2008, tem ajudado a Compesa a reduzir os problemas nas redes coletoras de esgoto.
No início da campanha, apenas as lojas de atendimento da Compesa estavam aptas a receber o óleo descartado. Coletores foram instalados em 17 lojas da Região Metropolitana do Recife (RMR), Gravatá e Caruaru, no Agreste, e Tamandaré, no litoral sul do Estado. Diante do sucesso do projeto, a Compesa e a ASA expandiram os pontos de coleta e hoje atendem 276 prédios e condomínios da RMR. O material recolhido é totalmente reaproveitado pela ASA e serve de matéria-prima para a produção de sabão.
Cada litro de óleo doado a ASA também é revertido em recursos financeiros destinados ao IMIP. Os interessados em contribuir com a campanha devem guardar em vasilhames o óleo utilizado em frituras, que seria jogado indevidamente nos ralos de cozinhas domiciliares e industriais. O material é recebido nas lojas da Compesa e condomínios. “Quando os coletores estão cheios, avisamos à ASA, que providencia o transporte do material para a fábrica de sabão”, informa a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho.
Para se ter uma ideia, o despejo de óleo nas pias é responsável por 70% das solicitações de serviços de manutenção na rede coletora de esgoto da Compesa. Jogada nas tubulações, a gordura endurece, causa obstrução nas redes coletoras e problemas graves como os esgotos estourados nas vias públicas e a degradação do meio ambiente.
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), divulgados no primeiro semestre de 2012, o Brasil produz 57 milhões de toneladas de óleo vegetal comestível por ano. Cada litro despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. O material também entope a rede de esgoto, já que serve como uma espécie de ímã para o lixo descartado indevidamente na tubulação. Além disso, o óleo ainda impermeabiliza o solo e gera mau cheiro.
COMO FAZER - Os síndicos de prédios com mais de 20 apartamentos, interessados em participar da campanha, devem procurar uma das lojas do cliente da Compesa que oferece o serviço, para fazer o cadastramento e firmar compromisso com a ASA. Após o procedimento, a empresa irá instalar gratuitamente os coletores, que serão recolhidos periodicamente. Mais informações sobre o descarte do óleo podem ser obtidas através do teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.
CONFIRA AS LOJAS DO CLIENTE DA COMPESA QUE RECOLHEM O ÓLEO DE COZINHA:
· Av. Cruz Cabugá – Santo Amaro – RECIFE
· Av. Conselheiro Aguiar – Boa viagem – RECIFE
· Av. 11 de Agosto – Totó – RECIFE
· Av. Saturnino de Brito – Cabanga – RECIFE
· Rua da Aurora – Boa Vista – RECIFE
· Rua Dr. José Maria – Encruzilhada – RECIFE
· Praça Largo da Paz – Afogados – RECIFE
· Av. Getúlio Vargas – Bairro Novo – OLINDA
· Av. Senador Salgado Filho – Centro – PAULISTA
· Rua Pedro Celso Uchoa Cavalcante – Centro – CABO DE SANTO AGOSTINHO
· Rua Beijupirá - Galeria Camaratuba – Porto de Galinhas – IPOJUCA
· Estrada da Batalha – Prazeres – JABOATÃO DOS GUARARAPES
· Rua Joaquim Nabuco – São Lourenço – SÃO LOURENÇO DA MATA
· Rua das Rosas – Centro – CAMARAGIBE
· Av. Gov. Agamenon Magalhães – Prado – GRAVATÁ
· Av. Frei Caneca – Centro – CARUARU
· Rua Leopoldo Lins – Centro – TAMANDARÉ
Imprensa Compesa