A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf) entregou 100 milheiros de alevinos (filhotes de peixe), sendo 30 milheiros de tilapia revertida e 70 milheiros de tambaqui, nesta sexta-feira (01/06), em Tracunhaém. Os filhotes de peixes serão destinados a pescadores de Tracunhaém, Aliança e Nazaré da Mata.
Desse total, 40 milheiros de tambaqui serão destinados ao município de Tracunhaém , para o açude Penedinho no assentamento de mesmo nome, Penedinho. “O objetivo é ofertar cerca de seis toneladas de pescado no final do ano , o suficiente para atender o consumo per capta para 100 famílias, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 kg por habitante anualmente”, explica o engenheiro de pesca da Seaf ,Rodolfo Rangel. Nos últimos dois meses, o município de Tracunhaém recebeu da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar mais cinco milheiros de alevinos para dois outros açudes.
Em Aliança, o assentamento Maré Ajudante receberá 15 milheiros de tambaqui e 15 milheiros de tilápia revertida ,para os viveiros existentes. O total de peixamento nos últimos sessenta dias é de 35 milheiros de alevinos. Dessa forma, 90 famílias serão atendidas com o consumo per capta recomendados pela OMS.
Por sua vez, em Nazaré da Mata, o assentamento Camarazal receberá 30 milheiros de alevinos, na perspectiva de atender ao consumo percapta de 80 famílias. Finalmente com ato de povoamento de açudes e viveiros nos assentamentos Penedinho( Tracunhaém ) Maré Ajudante ( Aliança) Camarazal ( Nazaré da Mata) ,visa produzir 15 a 20 toneladas de pescado no início de 2013 na região, atendendo ao consumo per capta de12kg /habitante/ano, para cerca de 300 famílias.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco