Uma equipe da Compesa sobrevoou na manhã de hoje (8) a Adutora do Oeste, entre os municípios de Orocó e Trindade, no sertão do Estado, com o objetivo de identificar pontos suspeitos de desvio de água.
Foram vistoriados cerca de 200 quilômetros e a Compesa verificou 12 indícios de furto de água. Foram encontrados barreiros com características de água do Rio São Francisco, áreas verdes contrastando com a paisagem típica da seca que assola a região, além de abastecimento irregular de caminhões-pipa no município de Trindade. “Chamou a nossa atenção as áreas verdes e os barreiros cheios numa região que está sendo bastante castigada pela estiagem”, explicou o diretor Regional do Sertão, Fernando Lôbo.
Por terra, as equipes da Compesa, juntamente com as polícias militar e civil, vistoriaram hoje seis dos doze pontos suspeitos. “Não houve flagrante, mas vamos continuar o trabalho de investigação amanhã com o objetivo de identificar os responsáveis pelas irregularidades encontradas ”, adiantou o diretor. A operação de hoje contou com o apoio de 40 profissionais entre policiais militares e civis e técnicos da Compesa, deverá se estender nos próximos três meses.
A adutora do Oeste é responsável pelo abastecimento de 13 cidades localizadas no sertão do Estado e vem enfrentando deficiências na oferta de água. Diante da seca, a Compesa está intensificando o trabalho para detectar os problemas ao longo da adutora. “Pretendemos firmar um convênio com a Policia Militar visando intensificar a fiscalização na adutora para coibir os desvios de água”, afirmou o diretor Regional do Sertão, Fernando Lôbo.
Imprensa Compesa