terça-feira, 17 de abril de 2012

Rebelião da unidade da Funase no Recife tem saldo de 37 recapturados e um funcionário ferido


Aproximadamente 37, dos 49 adolescentes infratores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Bongi, na Avenida Abdias de Carvalho, que fugiram na tarde desta terça-feira (17) foram reencontrados pela polícia. Os internos pularam o muro da unidade durante o almoço, por volta das 13h, e escaparam pelo Centro de Cartas e Encomendas do Recife, os Correios. Segundo a polícia, eles correram para bairros das redondezas e foram localizados.
Em entrevista, a diretora de Atendimento Socioeducativo da Funase, Nadja Alencar, o que aconteceu não pode ser considerado uma rebelião. "É um movimento de fuga massa", contou. Cerca de 30 policiais do Batalhão de Choque e 20 homens da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), incluindo os negociodares, entraram no Pavilhão Dois, onde houve a fuga em massa, para conter os demais internos. Dentro da ala, houve motim e algumas grades de cela foram quebradas. Um funcionários da Funase foi atingido pelos adolescentes e precisou ser socorrido devido a um ferimento leve na cabeça.
Trinta viaturas do 12º Batalhão da Polícia Militar, da Radiopatrulha, do Choque, 16 motocicletas e um helicóptero da Secretaria de Defesa Social foram mobilizados para a operação. A unidade da Funase do Bongi tem capacidade para 100 adolescentes e atualmente abriga quase 300.
Do lado de fora da unidade, muitos curiosos dividem espaço com os familiares dos adolescentes infratores na ânsia por notícias. Os dirigentes da unidade estão interrogando os internos e vendo as filmagens das câmeras de segurança para identificar os idealizadores da fuga em massa. Quando identificados, eles deverão ser levados à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), onde serão autuados por ato infracional correspondente a incitação à violência.
Portal Pernambuco.com