sexta-feira, 13 de abril de 2012

#OcupeEstelita : um protesto contra a especulação imobiliária

A ocupação do Cais José Estelita, marcada para este domingo (15), das 9h às 16h, questiona o modelo urbano que vem sendo implantado no Recife. O evento é um marco nas atividades do Direitos Urbanos, um grupo heterogêneo que ganhou força por meio das redes sociais. O movimento é contrário ao projeto do Consórcio Novo Recife, que engloba quatro construtoras, entre as quais, a Moura Dubeaux e a Queiroz Galvão. O projeto privado pretende construir 13 edifícios ao longo da rua Engenheiro José Estelita, na orla da bacia portuária da cidade, e não investir em ciclovias, praças, bares e restaurantes, como foi recentemente divulgado por veículos de comunicação que não tiveram acesso à totalidade do projeto em questão.

Dos 4.256 membros inscritos no grupo, 1.744 pessoas já confirmaram participação no #OcupeEstelita , por meio do Facebook. O evento prevê a realização de oficinas de arte, debates, piquenique, bicicletada, grafitagem, além de shows e apresentação de grupos culturais, entre os quais, a La Ursa Teimosinha, de Brasília Teimosa; o Coletivo Capim Santo, de Peixinhos; Hellcife Sound System; o grupo percussivo Rebate; e a Associação Caranguejo Uça, da comunidade Ilha de Deus.
                       
Dezenas de outros artistas, a exemplo de músicos, artistas plásticos, bailarinos, atores e cineastas, favoráveis à implantação de uma política urbana que permita a socialização e a ocupação dos espaços públicos da capital pernambucana para todas as classes sociais, também já confirmaram presença. Entre os nomes, destacam-se: Claudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas), Adelina Pontual (Véio, O Pedido), Johnny Hooker, Fabio Trummer (Banda Eddie), Fernando Peres, Xico Sá (jornalista), Lala K e Catarina Deejah.  

Outras informações sobre o tema, estão disponíveis em: 
http://direitosurbanos.wordpress.com/

Movimento Direitos Urbanos