terça-feira, 10 de abril de 2012

Obras da Compesa na Zona Sul do Recife


Uma nova obra de saneamento está em execução pela Compesa na Zona Sul do Recife. Três áreas serão contempladas com obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário: parte dos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira, além de Porta Larga, na divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. Mais de 115 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto, um investimento de R$ 70 milhões. As ações são do Proest 1, o Programa Estruturador do Recife, e contam com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, além do Governo Estadual e da Compesa.

A Compesa está trabalhando em duas das seis bacias previstas no projeto. Atualmente, estão sendo implantadas tubulações nas ruas Sargento Melo Júnior e Engenheiro Lauro Borba, em Boa Viagem, e na Avenida Sul, na Imbiribeira. Já foram assentados 1.200 metros de rede. Antecedendo a execução da obra, equipes da área social da companhia já conscientizaram a população sobre a importância da obra, que também irá beneficiar comunidades como Entrapulso, em Boa Viagem, e Borborema, em Porta Larga.

Ao todo, os trabalhos consistem no assentamento de 130 quilômetros de tubulações e na construção de nove estações de bombeamento para coletar e transportar o esgoto das três localidades para a estação de tratamento Cabanga. Idealizada para causar o menor impacto possível no trânsito e diminuir os transtornos à população durante as escavações, a obra abrange o trecho que vai da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, até  a Avenida Armindo Moura, em Porta Larga. Para isso, a Compesa conta com o apoio de órgãos como a CTTU, Emlurb e Dircon. Em caso de intervenções que irão interferir no trânsito, a população será avisada com antecedência.

Com as intervenções do Proest 1, será dobrado o número de residências cobertas com saneamento nessas três áreas. Além disso, a obra trará outros benefícios, como contribuir para a preservação do Rio Tejipió, uma vez que a ausência do saneamento é uma das principais causas de poluição do manancial. A previsão é concluir os trabalhos até julho de 2014.

PROEST 2 – Outra obra de saneamento também irá beneficiar moradores da zona sul do Recife, desta vez os bairros do Ipsep e outra parte da Imbiribeira. É o Proest 2, que irá contemplar 75 mil pessoas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. As obras, que devem ser concluídas no próximo mês de outubro, incluem a implantação de 28 quilômetros de rede coletora (95% já concluído), 70 quilômetros de ramais condominiais (90% já concluído) e cinco quilômetros de emissário. Está prevista ainda a construção de estações de bombeamento (quatro das sete unidades já foram construídas) e uma de tratamento (em fase final de acabamento). O investimento é de R$ 53 milhões.

Imprensa Compesa