O engenheiro Gideon Sundback é homenageado através da imagem de um zíper, por que ele foi o responsável pela evolução do mesmo, que é conhecido também como fecho-ecler aqui no Brasil. Foi em 1914 que Sundback surpreendeu a todos com a sua versão do zíper, que até então apresentava fragilidade e abria-se facilmente, o engenheiro apresentou ao mundo uma versão bem mais resistente e que não abria com facilidade, trazendo assim uma grande evolução para a moda da época, sendo usado até hoje.
O sistema de encaixe desenvolvido por Gideon Sundback se mostrou muito eficiente, abrindo o feche em formato de Y, e fechando de forma segura, uma verdadeira evolução tecnológica para a sua época. Veja abaixo o desenho do sistema desenvolvido pelo engenheiro que neste 24 de abril ganhou um Google Doodle em sua homenagem.
Apesar do desenho ser antigo, a primeira versão criado por Sundback é usada até hoje em calças jeans, shorts, sapatos, blusas, bolsas e demais artigos da moda. A primeira vez que a invenção foi chamada de zíper (zipper em inglês) aconteceu somente em 1923, quando um fabricante de botas resolveu usar o feche-ecler inovador em seus produtos, que foi daí então usado também por milhões de acessórios em todo o mundo.
Portal Baiano na Rede