A confiança do Setor de Serviços de Pernambuco recuou 3,9% em março deste ano, em comparação a março de 2011, ao passar de 139,9 para 134,4 pontos. O resultado significou uma melhora frente à queda de -5,9% em fevereiro, na mesma base de comparação interanual. A recuperação também foi registrada em âmbito nacional, em que a comparação interanual do ICS passou de -3,2% para -1,0% entre fevereiro e março últimos.
A melhora do ICS-PE decorre de expectativas mais favoráveis em relação aos próximos meses. Em março, o Índice de Expectativas (IE-S) registra avanço de 0,2% sobre o mesmo mês do ano anterior, contra -3,8% em fevereiro de 2012. Já o Índice da Situação Atual (ISA-S) acentua ligeiramente a queda na comparação interanual: de -8,2% em fevereiro passa a -8,8% em março.
A Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços de Pernambuco serve ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, com base em informações prestadas por empresas do setor. Assim como em outras sondagens de tendência, a pesquisa tem como um de seus principais atributos a rapidez e precisão com que consegue retratar o estado atual da economia e gerar sinalizações para sua evolução nos meses seguintes, servindo como subsídio à análise de conjuntura e à tomada de decisões por governos e setor privado.
A cobertura setorial é similar à da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do IBGE, abrangendo todos os setores de serviços excluindo governo, setor saúde, partes das atividades de ensino, setor financeiro e comércio. Os resultados são divulgados para o setor de serviços como um todo e para cinco segmentos: serviços prestados às famílias, serviços de informação, serviços prestados às empresas, serviços de transportes e outros serviços (atividades imobiliárias e de aluguel de bens móveis e imóveis, serviços de manutenção e reparação e outras atividades de serviços).
Imprensa Condepe/FIDEM