segunda-feira, 16 de abril de 2012

Compesa inicia remanejamento de adutora na Arena da Copa

Um trecho da Adutora de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, está sendo remanejado pela Compesa. A obra, iniciada há pouco menos de um mês, consiste na implantação de 1.800 metros de novas tubulações, que agora passarão a ser subterrâneas. Atualmente, um trecho aéreo da adutora corta o terreno onde está sendo construída a Arena Pernambuco. O investimento total é de aproximadamente R$ 10 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e do governo do Estado. A previsão é concluir os trabalhos em agosto deste ano.

De acordo com o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Rômulo Aurélio, o grande objetivo da obra é não mais deixar aparente o trecho da adutora que corta a Arena. “Hoje, 85% da tubulação que passa pelo terreno do estádio é visível. Para que isso não ocorra mais, vamos enterrá-la a uma profundidade de pouco mais de 1 metro. Ela será assentada paralela a adutora existente, distante cerca de 10 metros”, explica.

O trecho que está sendo remanejado pela Compesa fica localizado à margem direita da BR-408, na altura entre o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e a sede de São Lourenço. Até agora, já foram assentados mais de 100 metros de tubulação, feita em aço e com 1.600mm de diâmetro. A obra é acompanhada de perto pelo Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), que realiza todo o controle tecnológico referente aos revestimentos internos e externos das tubulações, assim como o trabalho de soldagem.

Antes de entrar em operação, o novo trecho da adutora precisará ser interligado. Para isso, a Compesa irá programar algumas paralisações no Sistema Tapacurá, o que vai ser previamente comunicado à população.

A Adutora de Tapacurá é hoje responsável por 30% do abastecimento do Recife e de toda a cidade de Camaragibe. Com aproximadamente 28 quilômetros de extensão, foi implantada pela Compesa na década de 70. Atualmente, é a única adutora feita de concreto protendido em operação no Brasil.

NÚMEROS DA OBRA

28 mil metros – é a extensão total da Adutora de Tapacurá
1.800 metros – é a extensão do trecho que está sendo remanejado
108 metros – é a extensão do trecho que já foi remanejado
1.600 milímetros – é o diâmetro da tubulação
1,3 metro – é a profundidade aproximada em que estão sendo assentadas as novas tubulações
10 metros – é a distância aproximada entre o antigo e novo trecho da adutora (ficarão paralelas)
R$ 10 milhões – é o valor da obra

Imprensa Compesa